"Sei o que vão dizer: a burocracia, o trânsito, os salários, a polícia, as injustiças, a corrupção e o governo não nos deixam ser delicados. - E eu não sei? Mas de novo vos digo: sejamos delicados. E, se necessário for, cruelmente delicados." Afonso Romano de Sant'Anna

"... acordar a criatura humana dessa espécie de sonambulismo em que tantos se deixam arrastar. Mostrar-lhes a vida em profundidade. Sem pretensão filosófica ou de salvação - mas por uma contemplação poética afetuosa e participante." Cecília Meireles

Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Música para as Montanhas

Palácio das Artes

Música para as Montanhas
03 de maio

Os artistas mineiros Flávio Venturini, Túlio Mourão, Flávio Henrique, Maria Bragança, Kadu Viana, Mariana Nunes e Titane, a fotógrafa Ilana Lansky e o artista plástico Mário Vale encabeçam importante movimento para salvar a Serra da Calçada.

No dia 3 de maio, segunda-feira, no Grande Teatro do Palácio das Artes, os artistas estarão reunidos no show Música Para as Montanhas, que irá fortalecer o movimento em favor a proteção da Serra da Calçada, que está sendo ameaçada.

Na abertura do show haverá participação especial do grupo Sorriso Negro formado por percussionistas, cantores e bailarinos Quilombolas da região do entorno da Serra.

Local: Grande Teatro
Data: 03 de maio, segunda-feira
Horário: 20h30
Valor: R$ 40,00 (inteira), R$ 20,00 (meia-entrada*)
Duração: 1h30
Classificação: Livre
Balcão de informações: (31) 3236-7400


“Triste Horizonte”, o poema de Carlos Drummond de Andrade provocou grande impacto na década de 70, emocionou e sensibilizou a população para a degradação ambiental que estava acontecendo nas serras que circundam Belo Horizonte. Este único poema fez mais pela expansão da consciência ecológica do que muitos estudos técnicos e científicos aprofundados, porém dotados de menor poder de comunicação.

As artes - música, dança, teatro e poesia, por ter uma linguagem direta e de fácil assimilação pelas pessoas, sempre foram utilizadas para a educação e conscientização ambiental. Na cultura, são inúmeros os exemplos onde o artista, coloca sua voz, criatividade e poder de comunicação à serviço do meio ambiente, da paz, de causas sociais generosas - voltadas para o bem estar social.

A partir daí, surgiu à idéia de realizar no Palácio das Artes, este encontro com os artistas; Flávio Venturini, Túlio Mourão, Flávio Henrique, Maria Bragança, Kadu Viana, Mariana Nunes e Titane, para fazerem um show que será um pedido de socorro em busca da proteção para a Serra da Calçada.

Serra da Calçada - Cartão postal de Minas Gerais. Próximo a BH, está localizado na divida dos municípios de Nova Lima e Brumadinho; Zona de amortecimento do Parque do Rola Moça / Minas Gerais. Faz parte da área de Preservação Ambiental sul da Região Metropolitana de BH (APA SUL).

É divisor de águas das Bacias Hidrográficas do Rio das Velhas e do Rio Paraopeba, é reserva da Biosfera pela UNESCO e Hot Spot Mundial UNESCO.

O projeto, Música para as Montanhas, pretende realizar duas edições por ano, no qual reunirão artistas de grande expressividade em prol da proteção de áreas relevantes para saúde ambiental do planeta.