"Sei o que vão dizer: a burocracia, o trânsito, os salários, a polícia, as injustiças, a corrupção e o governo não nos deixam ser delicados. - E eu não sei? Mas de novo vos digo: sejamos delicados. E, se necessário for, cruelmente delicados." Afonso Romano de Sant'Anna

"... acordar a criatura humana dessa espécie de sonambulismo em que tantos se deixam arrastar. Mostrar-lhes a vida em profundidade. Sem pretensão filosófica ou de salvação - mas por uma contemplação poética afetuosa e participante." Cecília Meireles

Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de março de 2010

Indicação de livro indicado... vale a pena conferir!


Essa é a capa do livro O Paraíso na Outra Esquina, que narra, com ares de ficção, conturbados eventos que marcaram a vida do famoso pintor francês, Paul Gauguin, e de sua avó materna, a revolucionária Flora Tristán, dois personagens movidos pela revolta e utopia.

A obra - escrita por Mario Vargas Llosa (Arequipa/Peru), um dos maiores escritores de língua espanhola, reconhecido, mundialmente, como romancista, jornalista, ensaista e político - retrata a busca incansável dos protagonistas pela felicidade (o Paraíso) aqui na Terra (ali na esquina). As histórias são narradas paralelamente dando a impressão de que são dois livros em um, mas é possível perceber que há algumas amarras, não só o laço sanguíneo que une os protagonistas, mas também a utopia que governa suas vidas e o intenso sofrimento que as acompanha.

Na concepção de Flora Tristán, o ideal de felicidade é representado pela emancipação femininina, enquanto para Paul Gauguin essa tal felicidade só poderia ser encontrada num lugar longe da civilização e dos valores materiais, onde ele encontraria, também e finalmente, sua energia criativa vital.

Bom, pra mim, uma jóia de livro, o retrato de uma corajosa mulher, pioneira na luta pela liberdade e igualdade entre homens e mulheres; e de um homem em busca de si mesmo, mais precisamente em busca de um paraíso próprio onde seria possível encontrar-se.

Obs: A tela, pintada por Gauguin, chama-se De onde viemos? Quem somos? Para onde vamos?

Nenhum comentário: