"Sei o que vão dizer: a burocracia, o trânsito, os salários, a polícia, as injustiças, a corrupção e o governo não nos deixam ser delicados. - E eu não sei? Mas de novo vos digo: sejamos delicados. E, se necessário for, cruelmente delicados." Afonso Romano de Sant'Anna

"... acordar a criatura humana dessa espécie de sonambulismo em que tantos se deixam arrastar. Mostrar-lhes a vida em profundidade. Sem pretensão filosófica ou de salvação - mas por uma contemplação poética afetuosa e participante." Cecília Meireles

Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

UFMG inaugura campus especializado em cultura, em Tiradentes


Com apoio da Fundep, UFMG inaugura campus especializado em cultura.
Em Tiradentes, iniciativa oferece ao público um espaço privilegiado para o resgate e preservação de importantes aspectos da cultura mineira. Projeto é coordenado pela Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade e gerenciado pela Fundep.
No dia 16 de março, a UFMG inaugurou seu campus especializado em cultura, em Tiradentes. Coordenado pela Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade e gerenciado pela Fundep, o projeto visa criar, no interior do Estado, um espaço privilegiado para o resgate e preservação de importantes aspectos da cultura mineira.

As obras ampliaram o centro de estudos e galeria Miguel Lins e estão restaurando o Museu Casa do Inconfidente Padre Toledo. Ainda será aberto ao público o Centro de Pesquisa e Experimentação em Sistemas Multimodais - núcleo avançado de estudo e produção de novas mídias - e o Museu de Santanas, que será construído no edifício da antiga cadeia pública, numa parceria com o Instituto Cultural Flávio Gutierrez.

Os imóveis utilizados são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Eles fazem parte do patrimônio da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, que pertence a Universidade.

Campus
A ideia do campus avançado é promover o conhecimento científico na área da cultura e contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias no município e em seu entorno, movimentando a economia local.

De acordo com o Pró-Reitor de Extensão da UFMG, João Antônio de Paula, o espaço em Tiradentes tem localização privilegiada, abrigando um extraordinário patrimônio cultural e natural. "Com o Campus, iremos integrar Tiradentes às atividades de cultura e extensão da UFMG", explica.

O Gerente de Projetos Especiais (GPE) da Fundep, Antonio Faraci, conta que os computadores do campus já estão interligados aos laboratórios da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com conexão via Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). "Será possível agregar conhecimento e, futuramente, com a movimentação de alunos, pesquisadores e professores, formar recursos humanos qualificados nas diversas áreas da atividade cultural", afirma.
ObrasEm Tiradentes, a Casa Padre Toledo ficará fechada por um ano em virtude das reformas para abrigar o Museu Casa do Inconfidente Padre Toledo. As obras serão coordenadas por um grupo do Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, da Escola de Belas-Artes da UFMG. A biblioteca da Casa da Cultura também será ampliada para receber alunos, professores e visitantes do mundo inteiro com interesse no século XVIII.